Ensino Liceal · Museu Virtual da Educação, Cabo Verde

Procurar usando este tipo de interrogação:



Procurar apenas estes tipos de registos:

Objeto
Ficheiro
Coleção
Página Simples

Pesquisa avançada (apenas objetos)

ENSINO LICEAL

Os primeiros alunos
do liceu, 1918

Nesta secção apresenta-se o espólio documental e icónico dos primeiros liceus de Cabo Verde: o Liceu de Mindelo, ilha de S. Vicente e o Liceu da Praia, ilha de Santiago.

O Liceu de Mindelo foi criado em 13 de Julho de 1917, em substituição do Seminário-Liceu de S. Nicolau, com o nome de Liceu Nacional de Cabo Verde. No ano de 1926 foi-lhe dado o nome de Liceu Infante D. Henrique. No início do ano letivo 1937/38 foi extinto, tendo sido reaberto pouco tempo depois com o nome de Liceu Gil Eanes. Após a independência de Cabo Verde passou a designar-se Liceu Ludgero Lima, nome que mantém até ao presente.

O Liceu da Praia foi criado em 1860, dois anos após a Praia ter ascendido a cidade. O primeiro Liceu Nacional da Província e da Cidade teve uma existência efémera por dificuldades financeiras (1861-63). Só em 1955, a capital da colónia teria um estabelecimento de ensino liceal público - a Secção do Liceu Gil Eanes (sediado em Mindelo). Finalmente, em 1960 foi instituído o Liceu Nacional da Praia, que, a partir de 1962, recebeu o nome de Liceu Adriano Moreira e, após a independência nacional, a designação Liceu Domingos Ramos, que ainda mantém.